Instituto MR

Montar um acervo precioso com dezenas de entrevistas com atores, diretores, cineastas e autores entre os mais marcantes da cena brasileira. Foi com essa ideia que surgiu o Instituto Montenegro e Raman, destinado a ser uma poderosa ferramenta para reunir conhecimento e abrir novos horizontes aos talentos da agência - e também ao público em geral. Hoje consolidado, o IMR se dedica a criar conteúdo, disponibilizando para o público a experiência dos grandes profissionais do ramo artístico. Além disso, proporciona o aprofundamento no métier de cada um dos contratados, focando principalmente nos mais jovens. Mantido exclusivamente com recursos próprios, vem tornando concreto o investimento na cultura e o aprimoramento profissional a que a agência se propõe.

Criado, desenvolvido e mantido com recursos próprios, e fundamentado na missão de proporcionar conhecimento, o Instituto vem criando conhecimento, registrando experiências e abrindo horizontes.

A origem do Instituto remonta a 2008, quando o número de talentos agenciados pela Montenegro e Raman já passava de uma centena. Uma ideia se impôs – era preciso “fazer um trabalho de desenvolvimento de conteúdo para essa categoria”, conta Marcus, “aprimorando ainda mais o processo de integração de todas as áreas de agenciamento”. Pioneiros. De novo.

O primeiro passo foi estruturar uma robusta série de entrevistas com 17 dos mais importantes atores da cena nacional. Como entrevistadores, jovens artistas. Cenas de um Ator, que aconteceu em 2008, 2009 e 2010, compôs a primeira leva de grandes depoimentos, um conjunto desde o primeiro momento aberto aos pesquisadores e ao público em geral. Seguiram-se as Cenas de um Autor, em 2011, reunindo 12 autores do primeiro escalão da dramaturgia televisiva nacional; em 2013, Cenas de um Diretor trouxeram dez dos mais importantes comandantes de programas de TV na atualidade. “Vêm aí Cenas de um Cineasta”, avisa Marcus, “ e em seguida vamos trazer também a experiência do que chamo de Ficha Técnica – da luz, do som, do cenário. Minha ideia é catalogar todo mundo que é referência no mercado”.

Além da série de entrevistas, o Instituto promove workshops e cursos, abertos aos agenciados, como estímulo ao mergulho na informação e no saber, além de abrigar iniciativas como a eventual produção de livros e eventos.

A Montenegro e Raman desenvolveu em 2008 uma iniciativa pioneira na dramaturgia: o projeto Cenas de Um Ator. Dividido em três etapas - em 2008, 2009 e 2010 - o projeto apresentou ao público 17 atores de importante presença no cenário e na história de nosso teatro, sempre entrevistados por atores de uma nova geracão de talentos que muito acrescentam a esta história. Em 2011 o instituto apresentou o projeto "Cenas de Um Autor", onde importantes autores da televisão brasileira foram entrevistados por atores.

Todas as entrevistas são apresentadas na íntegra nos links abaixo:

 
Marcos Schechtman

Marcos Schechtman

Edson-Spinello

Edson Spinello

Alexandre-Avancini

Alexandre Avancini

Dennis-Carvalho

Dennis Carvalho

Denise-Saraceni

Denise Saraceni

Mauro-Mendonca-Filho

Mauro Mendonca Filho

Ivan-Zettel

Ivan Zettel

Jose-Alvarenga

José Alvarenga

Luiz-Henrique-Rios

Luiz Henrique Rios

Edgard-Miranda

Edgard Miranda